Alhos com bugalhos!
Como o título dá para muito começo por uma análise ao escrito de PT, nomeadamente na misturada que concerteza a altura da "montanha mágica"provocou ou as tonturas do funicular.
Mas enfim o disparate é livre e gratuito e sendo a liberdade de expressão associada à correspondente responsabilidade do que o que se escreve o problema é teu se quiseres comparar locais de culto diferentes, quanto mais não seja por conta do relevo geografico dos variados locais e das inerentes consequencias.
Duas coisas não posso contudo deixar de salientar, pois são incorrectas, no teu ponto 3, referes-te aos "corações católicos". So tu saberás o que isso quererá dizer, sem prejuízo de te relembrar porventura é Alma e não o "coração" que têm vida eterna e é o que distingue o homem de todos os outros seres vivos.
Enfim, alhos com bugalhos...
Segundo, a "frequência" das pessoas. Os locais de culto, pelo menos cristãos são espaços de liberdade, abertos a todos, pois todos são iguais. Escreves «todo o respeito por eles, mas sempre me fez confusão. Em Montserrat também os há, mas mais diluídos no conjunto de pessoas heterogéneo que frequenta a zona.»
Não vejo aonde está o teu respeito, alias a única coisa que vejo é um profundo desrespeito, pois a zona é um local de culto, quem lá vai terá as suas motivações e faz o seu caminho interior, bem ou mal, certo ou errado.
Com todo o respeito PT o que escreves é uma baboseira pegada, alias o disparate nem anda diluído está concentrado numa surriada de que enfim só tu saberás procuraras ao visitiar um local de culto religioso.
Como o assunto não me agrada pergunto somente o que são os «católicos devotos» que tu referes?
Como podes «com todo o respeito» passar juízos acerca da fé dos outros, separando devotos de não devotos? Caro amigo caso não saibas, as almas, a fé são em primeiro lugar individuais e cada um tem a sua. Remeto-te somente para o que Jesus Cristo disse, que se aplica como uma luva ao que escreveste, «não julgues e não serás julgado».

Tu também és pouco parvo és...
7:30 p.m.