Mas Portugal faz parte da União Europeia?
Nesse momento eu estava interessado em celebrar um mísero contrato de prestação de serviços de telefonia móvel, ou noutras palavras, "contrato para comprar um telemóvel decente a um preço que não desiquilibrasse o meu orçamento mensal".
Tive a infeliz ideia de ir a uma lojeca (boteco) da Amena, digo Orange, para fazer o tal contrato. Quando expliquei o meu inalcançável desejo, a funcionária perguntou se eu tinha tudo o necessário: DNI (documento nacional de identificação) e caderneta bancária (e dizemos que em Portugal é a terra do burocrata).
Mostrei-lhe o nosso tão português BI e ela ficou incrédula a olhar para o dito e perguntou: "Mas Portugal faz parte da União Europeia?"
Não perdi o sangue frio, replicando: "Há tanto tempo como Espanha."
Pensava eu que o pior já lá ia. Não, ainda havia mais desgraça a caminho. Ultrapassado o problema do DNI disse-me com um ar triunfante: "Pois...mas sem o seu passaporte ou número de residente não posso fazer o contrato."
Confesso que veio ao de cima o meu mau feitio. Apenas lhe perguntei se conhecia os conceitos de Espaço Schengen ou de livre circulação de pessoas e bens (e já agora, serviços). Se para entrar no país não necessitava de passaporte, por que raio haveria de necessitar dele para celebrar um contrato? O meu BI não é identificação suficiente?
Para a Amena, perdão, Orange, não. Pena é que para a Orange poder operar em Espanha, o facto de ambos os países pertencerem à União Europeia (ai o mercado comum...) ajudou bastante.
Mas para a zelosa senhora do boteco, isso não interessa.

A situação é caricata, de facto...
Mas a pergunta que se impõe é: e ficaste-te?! E saíste do boteco de mãos a abanar e rabinho entre as pernas?!
Apresento cumprimentos
Buda
11:11 a.m.
São estes pequenos "momentos kodak" q levam a q daqui a algum tempo essa senhora volte a abusar de outro senhor pt! Se ao pedido de passaporte tivesse mandado um valente peido seguido de cuspidela ou mucosa, talvez a espanholita não tivesse percebido q o senhor é português e q Portugal faz parte da UE, mas decerto teria percebido q o senhor não é nenhum patêgo! Fica aqui a sugestão para um próximo visado (abusado...).
Cumprimentos,
Sacristão
7:19 p.m.