Os "Grandes" da História de Portugal
Não sei se os caros colegas blogueiros e se os nossos leitores em geral já tiveram oportunidade de ver nos escaparates, uma eleição em curso entre as grandes figuras da história de portugal.
Eleição através de SMS (porque não votar nos partidos através de SMS... marque 666 se quiser votar PCP, por exemplo), apresenta como sugestões um conjunto vasto de personalidades... de diferentes àrea de actuação: desde desportistas, políticos, reis, ditadores, descobridores, filosofos, escritores etc...
Podem consultar esta lista aqui.
Ofereço o meu voto e, claro, os meus comentários (aposto que já estavam à espera):
Voto geral:
Sendo este o momento decisivo, o meu voto vai para Fontes Pereira de Melo.
É claro que seria mais fácil, ir pela escolha óbvia de D. Dinis, D. Afonso Henriques, D. João II etc etc etc... Reis no seu todo. Mas isso penso que estaria a esquecer todos aqueles reis que não participaram em qualquer projecto ou ideia de Portugal.
Penso que, após um periodo revolucionário critico na história de Portugal, onde (i) sofremos invasões estrangeiras, (ii) deixamos o absolutismo para adoptarmos uma monarquia constitucional, com a guerra civil inerente, foi o movimento que esta Excelência protagonizou que efectivamente virou Portugal do avesso durante cerca de 35 anos. Foi graças à sua visão, que o tecido económico português resurgiu após o Marquês de Pombal, que Portugal apostou na industrialização à inglesa.
Dirão: "Mas falhou".
É um facto. Uma vez que ninguém sobrevive à obra que deixa, falhou uma vez que outros se entregaram à corrupção e ao tráfico de influências que acabou, em última análise, por matar a Monarquia.
No entanto, a visão que tinha era a certa. Os meios para a conseguir eram os adequados, e nunca, desde então, existiu um conjunto tão vasto de"homens bons" com um projecto para o país, liderados por tão ilustre personalidade, carismática, intuitiva e respeitada. São eles que hojem graçam nas ruas do nosso país graças a FPM: personalidades como António Augusto de Aguiar, Tomás Ribeiro, Pinheiro Chagas, Hintze Ribeiro, Anselmo Braamcamp, Casal Ribeiro, Rodrigo da Fonseca entre muitos outros.
Todos estes deviam estar igualmente nomeados não enquanto personalidades mas por representarem o movimento Regenerador. É deste que precisamos hoje!
Será uma opinião com certeza discutível, mas eu gosto de votar em liberais de direita.
Comentários:
Outros se seguirão... mas pergunto... Rosa Mota? Carlos Lopes? Al Berto? Alfredo Marceneiro? Durão Barroso? António Guterres? Jorge Sampaio? Joaquim de Almeida? Luis Figo? Maria de Lurdes Pintassilgo? Mário Viegas? Otelo Saraiva de Carvalho? Vasco Gonçalves? Zeca Afonso?
Nem sei o que lhes diga... parece que 42km garantem entrar nos "grandes" da história de Portugal... e jogar no Barcelona e Real Madrid tb... Uns fadunchos no Timpanas, uns actos apaneleirados tb... umas baladas no Alentejo... umas bombas que matam inocentes...o rendimento mínimo!
Digam de vc justiça...
Farei uma eleição temática proximamente
