Eu, contribuinte, quero apresentar uma reclamação!
No passado dia 15, efectuei o devido pagamento do imposto de valor acrescentado referente à minha actividade de profissional liberal.
Larguei 21% do meu rendimento trimestral de modo a que o Estado preste os serviços de estado social que, de acordo com a Constituição, lhe compete.
No entanto, e uma vez que nesse dia saí do trabalho perto das duas da manhã, pensei nos milhares de funcionários públicos, cujo o horário expira às 4 da tarde ("e já é muito, que as dores nas cruzes matam-me" (frase verdadeira para os lados do Ministério do Trabalho e Segurança Social, piso 1, Biblioteca) e naquilo que eles ganham.
Ganham salário. Ganham Segurança Social. Ganham horário de trabalho de risos. Ganham em ineficiência, em falta de avaliação, em desinteresse e falta de rigor.
Enfim, ganham em ser calões.
E nós, aqueles que temos de trabalhar todos os dias como se fossem os últimos pagamos 21% do nosso rendimento.
Não percebo qual é a solidariedade do sistema. Muito menos a justiça.
Mas mais. Vou a um hospital e pago taxa. Tenho um acidende e sou hospitalizado, pago taxa. Peço uma cópia de uma certidão pago. Compro uma casa pago várias taxas. Pago a conta da luz pago taxa do audiovisual. Paga a água pago a conta dos serviços de esgotos.
Eu pergunto. Afinal para que servem os impostos, se tudo é pago à parte?
Adiante, que o post vai longo e ainda não cheguei onde queria.
Esta situação de desconforto e tristeza pelo Estado que temos apenas se agudizou com a nova campanha da RTP N (paga com o dinheiro de todos nós), presente em todas as paragens dos autocarros ou escaparates e que versa "Verdade ou Consequência".
Ilustrando com fotografias... uma certas com a poluição e o degelo. ou uns arbitros e o martelo do juiz (calculo do apito dourado mas não tenho a certeza).
Mas as restantes. Meus amigos! As restantes são propaganda esquerdista ao nível de Fidel e Chavez. Condolezza Rice e o líder da Coreira do Norte!?!?!?!?!? Bush e bandeiras queimadas no Médio Oriente!?!??!?!?!
Pergunto: Que os meus impostos pagam incompetentes eu já sabia, já me entristecia mas enfim ainda é como o outro. Agora pagar campanhas do BE, sem atenção à realidade e fazendo deduções que além de falaciosas e perigosas são falsas, faz me perguntar:
Posso deduzir no IVA ou IRS?
