Auto-crítica??? O diabo raios!
A Descolonização, a Cristianização, o Holocausto, os massacres feitos por espanhois e outros, a Escravatura, o Index, a Inquisição, e assim sucessivamente até ao princípio dos tempos.
A pergunta que eu gostava de fazer é:
Pq?
Pq é que pedimos desculpa sobre factos que em grande parte não praticamos e lutamos contra? Nenhum de nós objectivamente praticou escravatura... não discriminámos pessoas pela sua raça ou credo.
Então pq pedimos desculpa? POr actos com 500 anos ? Actos que todos praticavam devido a diferentes razões económicas, históricas ou sociais?
A meu ver, e tal como DML sublinha na sua posta diária, é pela necessidade de auto-critica. Precisamos de dizer mal de nós próprios para nos sentirmos bem, mesmo quando não precisamos disso para a nossa vida, ou quando isso não faz sentido.
Assim sendo, resta afirmar que, o necessário não é, em meu entendimento, a auto-critica, mas antes a constante e dura crítica onde estes males ainda se praticam.
E os exemplos não são poucos. Em grande parte de Africa continua a existir mão de obra escrava, e as pessoas são chacinadas por terem credos diferentes ou provirem de tribos diferentes.
No maior país do mundo, os cristão são discriminados e obrigados a rezar às escondidas para não serem torturados ou mesmo mortos.
Será que não seria útil o Sr. Vox, esse grande artista que vende discos à custa das crianças africanas, tb referir estas pequenas questões em vez de culpabilizar os países ocidentais de todos os males do povo africano? Será que apenas o ocidente tem prejudicado estes países?
Não serão os seus líderes e ditadores, os primeiros a não serem honestos e sérios no sentido de progredirem as suas sociedades, com todas as dificuldades que existem (e ninguem as está a escamotear), sem entrar em constantes guerrilhas contra irmãos de sangue, mas desconhecidos de religião, tribo ou cor de pele ?
