Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

terça-feira, março 14, 2006

Mais uma OPA, mais uma volta...

Pois bem... e eis senão quando mais uma OPA (ao que dizem não hostil) foi anúnciada.

Pelo que percebemos durante o dia de ontem, o Millenium BCP pretende adquirir o BPI (ainda não sabemos bem em que termos), de modo a tornar-se o maior banco nacional.

O seu presidente, Paulo Teixeira Pinto, disse na conferência de imprensa que em princípio "não fazia sentido manter as duas marcas, uma vez que o que se pretendia era manter a marca mais forte e com mais penetração do mercado". Com esta explicação ficamos a saber que o Millenium irá mandar às urtigas o BPI, sendo que passaremos a ter balcões rosa todo o lado.

No entanto, afirmou que "o BCP não pretende proceder a nenhum despedimentos, mas dar novas funções aos seus novos trabalhadores".

Ora, salvo o devido respeito, embora essa notícia seja boa para o Governo que assim vê o número do desemprego manter-se em 500.000, faz com que um dos objectivos da fusão esteja imediatamente posto em causa.

Se o objectivo, tal como foi afirmado, era tornar-se o grupo bancário maior e mais competitivo, seria necessário libertar um conjunto vasto de trabalhadores do BPI, de modo a agilizar este "monstro financeiro", não cometendo os mesmos erros da CGD. Mantem a marca forte, reduz-se o número de trabalhadores no sentido de obter ganhos de eficiência.

Se ruas ficariam com dois balcões (como aquela onde trabalho), faz sentido encerrar um deles? E se sim, o que acontece às pessoas que lá trabalham? Vão servir cafés aos do balcão de cima ?

No último fim de semana, o prof. Daniel Bessa afirmou que não se deve ter medo do desemprego, pois é ele que faz a economia agilizar-se e tornar-se mais eficiente.

Se assim é, e estou de acordo que assim seja, pergunto-me muitas vezes se aqueles que não tem qualquer cargo político relevante, deviam falar aquilo que pensam ou falar aquilo que os "outros" deixam falar...

Notas de um país onde o Governo está em cada esquina... aliás só por isso é que se compreendem os comentários dos ministros às OPAs que tem sido lançadas.

2 badaradas:

Blogger Barata said...

Cherry, Costinha. Os Balcões do Millennium são Cherry...

8:59 a.m.

 
Anonymous Anónimo said...

Fúscia, meus caros! A tal cor que só as mulheres sabem o que é... ass:uma mulher

3:55 p.m.

 

Enviar um comentário

<< Home