Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

terça-feira, junho 23, 2009

Voltando a assuntos antigos!

Quebra-se esta interrupção para mais uma vez alertar ao estado das contas públicas e consequente derrapagem. Aparentemente as receitas fiscais estão 20% abaixo do previsto e a despesa corrente cresce ao alegre ritmo de 4,4% ao ano. Tinha razão de facto o primeiro bacharel da nação quando dizia e repetia alegremente que as contas públicas estão em ordem.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388082&idCanal=57

O Banco de Portugal Socialista já adiantou um deficit de 4,7 para este ano no passado mês de Maio. Número este que deve ser tão preciso como o parecer que abriu caminho à nacionalização do BPN ou outros actos de rigorosa e prudente supervisão do BdP(S).

O Ministro das Finaças já por diversas vezes anunciou que não será necessário qualquer orçamento "suplementar" que quer dizer "rectificativo" em linguagem de spin socialista. Alegadamente a derrrapagem das receitas é devido a medidas de "anti-crise" de natureza fiscal, o que não podia ser mais falso pois as medidas de desagravamento como a descida do IVA ou o aumento das deduções por juros foram adoptadas em Julho de 2008 e portanto o seu impacte foi já tido em conta no(s) OE de 2009.

E é assim que é gerido o pais, entre o gabinete do PM, homem humilde, Teixeira dos Santos, homem que pôs as contas públicas em ordem e ainda o Dr. Constâncio que é amigo dos dois e ingénuo quanto à supervisão... Vamos bem...

Etiquetas: