Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

terça-feira, janeiro 27, 2009

Mito #4 Determinação e Coragem

A série dos mitos corre o risco de se tornar uma sanha prossecutória ad hominem, se assim for que seja pois mais vale uma boa série que uma má!

O mito #4 trata da atribuição de características mitológicas ou afins a políticas de estado ou de governo manifestamente erradas e que não levam a parte nenhuma.

Mito #4 Determinação e Coragem.

Em ocasiões cada vez mais repetidas ouvimos os deuses da comunicação social, os próprios jornalistas leia-se, qual narcisos apaixonados uns pelos outros a fazerem longos programas sobre as suas opiniões sobre tudo e mais um par de botas, atribuindo predicados e características aos seus políticos e afins de eleição.

É normal sobre políticas que nada têm a ver com a realidade ou que são manifestamente erradas como as medidas pontuais de apoio a empresas ou outras como corajosas e determinadas. Ou então atribuir caracteristicas como tenacidade e coragem ao PM por conta de vacuidades dadas.

Como surge este mito, é uma soma do complexo de narciso acima referido com a ignorância dos narcisos, ou seja como muitíssimos assuntos requerem uma ponderação ou avaliação cuidada, lança-se o libelo de medida corajosa ou ousada para não discutir os seus méritos.

As chamadas causas sociais fracturantes que não interessam a ninguém em bom rigor excepto aos narcisos são um bom exemplo pois permitem análises a temas bastante simples como o suposto matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, o aborto ou o aumento do abono de família e afins.

Quando um político é considerado "determinado", tal singularidade verifica-se porque repete a mesma série de vacuidades vezes sem fim, misturada com outros dislates. Sócrates é craque na determinação e nele conseguimos decerto identificar várias linhas determinadas de discurso como: «as contas públicas em ordem»; «escola pública»; «inovação & tecnologia»; «investimento público & obras públicas» «apoios aos desfavorecidos», com outros menos transparentes e mais defensivos como «campanhas sujas»; «bota-abaixismo» entre outros.

Normalmente o discurso do PM não foge daqui e também mais seria dificil de exigir ao tão aplicado licenciado em engenharias.

Político «corajoso e determinado» é mais um mito: Mito #4: Verdadeiro.

Etiquetas: