Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

quinta-feira, maio 15, 2008

Besteiras...

O recente episódio com o rapaz aqui em cima fotografado é surreal, para não dizer outras coisas. Muito se escreverá sobre este assunto, boa parte futilidades, boa parte também não. Mais uma vez um cigarro põe o pais em chamas. O episódio da cigarrada de Sócrates é uma garotice pegada, do princípio ao fim...

Não vamos estar aqui a escalpelizar o episódio grandemente à lupa até porque ele nem a isso se presta, vamos contudo retirar dele as morais inerentes ou pelo menos as que se podem depreender do comportamento de Sócrates. Nota prévia, mais uma vez os assessores do PM tentaram fazer um spin ao episódio com a promessa pueril feita pelo 1ºfumador da nação, a de que a situação vai acabar porque Sócrates deixará de ser fumador.

Poucos episódios denotam mais o paradigma luso de pensar, senão vejamos o episódio começa com a cigarrada de Sócrates, acaba com o pedido de desculpa e a promessa, mais uma para cumprir na certa de deixar de fumar. Ou seja e como sempre por cá de início discute-se a lei e seu cumprimento, acaba-se a discutir as promessas de não fumar, pela janela vai a lei não sei das quantas 2007 ou lei do fumo. Entretanto o homem que fuma e gosta de fumar deixa logo de o fazer, assim sobre o joelho e sem qualquer convicção imagino apenas por ter incomodado ou sei lá o quê? Bem as declarações foram feitas na terra do "irmão Chavez" portanto leva boa dose de desconto.

O spinzinho dos assessores do PM é a promessa de não fumar mais, juntamente com uma pedido de desculpas...A jogada inicial saiu gorada, a reedição do caso Cigarrilha ASAE da qual macambúzias e marteladas interpretações da lei lá se inventou qualquer coisa para desculpabilizar uma coisa que não tinha importância nenhuma. Obviamente que ao caso, apareceriam os especialistas de direito internacional, mais os mandaretes da TAP a afirmar que nos voos charter é fumar a regabofe, malta nua dentro do avião, o comandante a pilotar com os pés e as hospedeiras servirem de bikini canecas de whisky... Obvio que todo um acervo de jurisprudência TAP apareceria, pese muito embora não se fumar nos aviões há pelo menos 15 ou 20 anos...

Que interessa em bom rigor isso? A ponta de coisa nenhuma...Quem fica a perder em ambos os casos é a credibilidade pública enquanto valor, ou seja a seriedade das instituições e da vida pública portuguesa. Claro que é como pregar a sanidade num manicómio ou bom senso num debate sobre educação, emprego, função pública ou outras áreas cujo debate se encontra inquinado em portugal. Alias e salvo melhor entendimento o problema de Portugal é mesmo esse, está tudo farto não de debates sem resultados mas antes está tudo farto de se ouvir falar, ad nauseam e à exaustão...

Um estadista mais sério metendo uma argolada tão garota como esta faria o que mandaria a dignidade das funções que desempenha, pagaria a multa e marimbava-se no jornalismo minhoca que é probo a explorar o disparate e a estupidez, mas também considerando a voracidade do público alvo em banalidades presta uma boa causa à nação e seus pequenos espíritos.

No entanto reta a pergunta porque fumaram os assessores a maltinha dos gabinetes do PM, juntamente com o lider do circo? Fácil, porque podem e porque se sentem prepotentes nos lugarejos de circunstância que ocupam ao ponto de terem comportamentos que normalmente não têm, ou seja o pôr-se em bicos de pés tão típico que mostra apenas que "nós" os políticos,os da política, os que andam na gamela pública fazem-no porque podem e não têm pejo ou pudor em o esconderem, especialmente sob o escrutínio público... Em síntese é isto, o resto é conversa.

Houvesse um(a) estadista com sobriedade e boa imagem suficiente e a conversa era outra... Felizmente a "vaga de fundo" da dignidade e sobriedade já se começa a levantar lá pros lados do PSD,mal vai o pais que precisa de uma Grande Mulher para por ordem nos meninos! A conotação de machismo ou outro opróbio do politicamente correcta a esta última afirmação só pode ser feita por um pobre de espírito.

Etiquetas: , ,

2 badaradas:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

5:42 p.m.

 
Blogger DML said...

Caro Konstantinoutinho,

A censura aplica-se em ataques ad hominem. Abraços!

10:06 a.m.

 

Enviar um comentário

<< Home