Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

terça-feira, abril 10, 2007

Com portugueses não vamos lá

Usando a já famosa frase dessa corja de comunas que responde pelo nome de Gato Fedorento (e que eu tanto admiro... comicamente falando), hoje resolvi lançar o meu vil veneno contra o Futebol, nomedamente o LB e Eng. do Penta.

Eu sei que muitos vão dizer que é sempre a mesma conversa, contra os árbitros, contra os outros, a favor do meu clube.

Como verão tentarei ser imparcial, e espero que quem não concordar ou achar que estou a ser completamente parcial o diga. Neste blog ainda há liberdade nos comentários, ao contrário do que acontece nos blogs verdes e azuis que para aí andam.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer, para aqueles que não sabem, que sou do Benfica. Sócio com cativo e fervoroso adepto. Típico benfiquista que acha que o treinador nunca sabe nada de nada, e que diz que os jogadores são todos uns chulos quando perdem e os maiores quando ganham.

Em segundo lugar, gostaria que felicitar o Eng. do penta pela época que está a fazer. A lutar pelo campeonato, nos quarto de final da Taça Uefa. Para um clube que há cinco ou seis anos andava pelo 5 lugar, parece me uma evolução. No entanto, e como bom benfiquista saliento os seguintes aspectos:

É necessário contratar treinadores que percebam o que é um clube grande. Que consigam conciliar o facto do clube ter de ganhar sempre, com o facto de que os jogadores são humanos e consequentemente não podem fazer 90 minutos de 3 em 3 dias sem se ressentir psicologica e fisicamente. É preciso rodar jogadores, mesmo que eles estejam bem. De modo a motivar os que estão de fora, e melhorar os que estão na equipa.

Ontem fizeram o seu 3 jogo em menos de uma semana, a mesma equipa. Jogadores nucleares como Petit, Quim, Nelson, Leo, Nuno Gomes e Simão não conseguem manter o ritmo de jogo durante noventa minutos e nomeadamente no início das partidas. É preciso mudar.

- A segunda questão é mudar para quê? Se é para retirar no Nuno Gomes e pôr o Derlei, mais valia termos ficado todos em casa... É preciso ter coragem para arriscar nos jogadores que nada tem a perder e não naqueles que jogam sobre brasas. Mantorras, Paulo Jorge, Miguelito ou João Coimbra tem de ser titulares em jogos de menor dimensão desde que o treinador trabalhe psicologicamente os jogadores para isso. Jogos contra o último classificado exigem uma maior concentração e disponibilidade física do que jogos contra grandes onde todos querem jogar.

- A terceira questão está no facto do Benfica não marcar golos. Nuno Gomes marca golos tinhosos de mês a mês, e Miccoli já não está na sua forma habitual, falhando golos inacreditáveis. O que é preciso para colocar de início outros jogadores? nomeadamente o Mantorras, já que Derlei é nome de chulo. Estes erros apenas tem prejudicado os jogadores de banco, o treinador e os jogadores que jogam (mais propensos a lesões). Pergunto: Alguém sairá vitorioso desta escolha?

- Finalmente, é necessário falar. Fazer barulho. Não se pode passar semanas a falar sobre o óbvio. "O Benfica onde vai joga sempre para ganhar". Boa! Alguém pensava o contrário? Alguém não estava convencido disso?

O treinador do FCP passou a semana antes do clássico e a passada semana a falar de como tem sido prejudicado pela arbitragem neste campeonato, e como o Benfica tem sido beneficiado. O que disse o eng. do penta? Nada.

Desde então o Benfica empatou em casa com o Porto, num jogo onde a equipa nortenha praticou anti-jogo durante toda a segunda parte, e quando o Benfica empatou, o árbitro parou o ritmo do jogo marcando faltas atrás de faltas. Ontem, o Benfica foi escandalosamente roubado.

6 foras de jogo mal assinalados, um dos quais aos 43 segundos de jogo que deu golo. Aos jogadores do Beira Mar foram perdoados cartões amarelos por sucessivas entradas por trás sob jogadores com Petit e Karagounis (jogadores já castigados e com problemas de lesões), e substituídos por cartões por protestos inexistentes ou chutar bolas para longe para que no fim...

O descaramento dos descaramentos, o treinador do Beira Mar diz que a sua equipa foi prejudicada! O penalti foi duvidoso? (risos) Para quem?

O jogador Ricardo (que faz a falta), fez 5 faltas ao longo do jogo, duas delas por trás, e um penalti e não é expulso?

Do Eng. do Penta não ouvimos uma palavra. Ouvimos o churrilho de asneiras habituais, que envolve as expressões "azar", "falta de sorte", "estrelinha de campeão (ou falta dela)"...

Ó Sr., o jogo foi roubado! O Senhor LB (e seus auxiliares) fizeram com que o Benfica (i) fosse obrigado a jogar 90 minutos a correr atrás do Beira Mar, (ii) sofresse faltas perigosas por trás que poderiam causar lesões sem dar os devidos cartões. Agora vamos ter um jogo na quinta feira, onde a equipa vai normalmente estar cansada de ideias e motivações, contra uma equipa onde dez jogadores descansaram para o jogo de quinta feira.

No entanto o Eng. vai lançar mais um "o Benfica joga sempre para ganhar". Boa! Com que jogadores?

Perdemos por causa do árbitro. Mas também por sua causa! Anderson continua em campo, Quim continua a frangar e Nuno Gomes continua a passear no relvado.

É claro que todos os benfiquistas que são queridos (no fundo uns sportinguistas desportivos) dirão que é necessário apoiar a equipa. Concordo. Mas acho que para que ela seja apoiada, não podem ser constantemente cometidos os mesmos erros. O Benfica perdeu o campeonato o ano passado (com melhor plantel que este ano) porque o seu treinador holandês não fez a rotação de jogadores, e perdeu pontos contra os ultimos classificados.

Onde é que eu já vi isto?

Depois vamos dizer que tivemos "falta de sorte em alguns lances capitais"...

Ps: Se é para colocar o Rui Costa ao intervalo todos os jogos, porque não ao contrário? Porque não de início, deixando o Simão no Banco e colocando o Manu ou o Paulo Jorge de início. O mesmo acontece com o Mantorras. Pq é que o Beto não joga, para dar descanso ao Petit em jogos menores?

Etiquetas:

2 badaradas:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com a maioria das ideias lançadas, o Benfica está de rastos fisicamente, não temos banco e não há soluções. Porém, tb digo q não há desculpa, pois ingleses e companhia jogam quase sempre com o mesmo onze base, não descansam 1 mês no Natal como por cá e depois estão nas meias da Champions. O futebol português precisa de reformas profundas, não só ao nível de organização (responsabilidade da Liga de clubes) como da preparação das equipas e das temporadas (ao nível físico e estratégico). Mais acrescento: Não é só o engº q cala e consente, o banana do Seara faz igual no Dia Seguinte (programa líder de audiências do génereo ), não tendo capacidade de resposta às víboras Dias Ferreira e Guilherme Aguiar q aproveitam sempre pra incendiar as arbitragens do Benfica dando côr ao suposto benefício do Glorioso. Os lagartos, desgraçados, são sempre prejudicados (nem q marquem golos às cavalitas dos defesas), o Porto tem o Pinto da Costa e basta, o Benfica é mormente defendido (ou não) em praça pública por bananas sem sangue na guelra, q não têm competência nem perfil pra defender o bom nome do clube. Depois, arriscamo-nos a ouvir barbaridades como as q o pateta do treinador do Beira Mar proferiu ontem, apoiado pela maioria da comunicação social. Quase q me apetece dizer Volta José Veiga! Pode ser tripeiro e de credibilidade duvidosa, mas ao menos não se fica e manda sempre umas bujardas certeiras...

12:29 a.m.

 
Anonymous Anónimo said...

Oh AOC por falar em gamanços faz lá um post sobre a arbitragem do Maritimo SLB...
DML

9:47 a.m.

 

Enviar um comentário

<< Home