Carta aberta ao Senhor Primeiro Ministro Pinto de Sousa
Caríssimo Primeiro Ministro,
Escrevo-te ainda embargado de dor. Dor por ver todos aqueles que ainda há duas semanas falavam de ti como o novo messias, o primeiro ministro que nunca tiveram e que sonhavam ter(não era contigo propriamente mas um rapaz como tu) desde o camarada Vasco Gonçalves. Um homem com coragem e determinação, com mau feitio perante colegas e jornalistas, que se desinteressa pela opinião pública quando ela é contrária, e quer dominá-la quando a questão são novas oportunidades, novas fronteiras ou choque tecnológico.
Não percebo estas acusações. E depois? Passaste a Eng. (ou não) através de umas equivalências pouco explicadas e participadas. E depois? Não meteste os pés nas aulas e fizeste os exames todos no mesmo dia (de manhã à noite, pobre rapaz) e nenhum colega te viu? E depois? O prof. das cadeiras fala de ti como sendo o aluno dos porquês, sendo que ele é amigalhaço do Vara e não deu aulas no ano em questão (uma vez que não existiam as cadeiras)? e depois?
Isto é irrelevante, pá! A malta do PS gosta de ti na mesma... sem curso, um carismático bacharel da Guarda, amigo de Guterras (nem tanto assim, mas enfim), secretário de estado e ministro do ambiente, e do desporto, e de pastas sem importância em termos de coisa nenhuma. Homem liberal nos costumes e socialista nos gastos. Homem que promete uma coisa e faz outra, em favor dos camaradas do partido.
Homem cuja vida privada é uma segredo, uma vez que o curso que fez parece que é privado. Tudo é privado! É assim mesmo.
Tens de fazer frente a esta corja de bandidos que te quer deitar abaixo... Onde já se viu não respeitar um telefonema do Primeiro Ministro (quanto mais seis????)??? Se se diz que não é para publicar, não é para publicar. É assim tão dificil... ? Porque é que não falam do défice, ou da função pública, ou do Benfica ou de um qualquer ministro que meteu a pata na poça nesse dia (são tantos!)?
Bandidos!
Corruptos!
Investigadores!
Ainda bem que a RTP continua controlada, e a TVI dá sempre as notícias que não interessam a ninguém e a SIC é controlada pelo irmão do Costa. Isto das televisões não fazerem perguntas é simpático... mas também qualquer coisa e uma telefonadela resolve... pelo menos até aqui tinha sido assim.
De resto, apenas de peço que clarifiques como te devemos chamar. Dou-te as seguintes possibilidades (acho que esgotam as vertentes a explorar):
a) Exmo. Sr. Primeiro Ministro Pinto de Sousa;
b) Exmo. Sr. Primeiro Ministro José Sócrates;
c) Exmo. Sr. Primeiro Ministro Bacharel Pinto de Sousa;
d) Exmo. Sr. Primeiro Ministro Bacharel José Sócrates;
e) Exmo. Sr. Primeiro Ministro Eng. Pinto de Sousa;
f) Exmo. Sr. Primeiro Ministro Eng. José Sócrates;
g) Sr. Pinto de Sousa;
h) Sr. Zé Sócrates;
i) Aquele grisalho que aparece na televisão com um fato justinho e uma gravata vermelha.
Eu por mim, acho melhor clarificar, não vá V. Exa. ficar zangado por ser chamado de Sr. Pinto de Sousa e ter que despedir uns quantos simpáticos jornalistas.
Isto de ser PM é muito dificil e tem umas contas de telefone complicadas.
