Quais os melhores países para fazer negócio?
Nestes últimos dias tive de me preocupar com o ambiente económico de alguns países do Mediterrâneo e encontrei um excelente ranking do Banco Mundial sobre facilidade do exercício da actividade económica no mundo.
Portugal até não está mal colocado, num honroso 40º lugar, taco-a-taco com Espanha que ocupa a 39º posição. Até a Arábia Saudita (38º) e a Georgia (37º) (yep, a revolução laranja operou um milagre) estão à mão de semear.
Tendo em conta que a lista abrange 175 países, seria caso para cantar vitória.
Ou não. O problema é quando olhamos para os rankings referentes à facilidade em obter licenças ou contratar trabalhadores. Aí Portugal não dá hipóteses: 115º e 155º. A Espanha também não se pode rir muito. No tema dos trabalhadores a Espanha está ainda pior, em 161º lugar.
Portanto, da próxima vez que virem os sindicatos a lutar pela manutenção de postos de trabalho lembrem-se que Portugal, ao contrário do que pensam tais iluminárias, é um país onde é difícil *contratar* empregados, não despedi-los.
E na próxima mensagem de ano novo do Eng. Sousa, quando Sua Excelência nos explicar que é tão bom fazer negócio em Portugal, convirá ter presente que há 40 países no mundo melhores que nós nesse efeito.

Haverá, caro PT, conceito mais vago do que "facilidade do exercício da actividade económica"?
Abrangerá o referido conceito a venda ilícita de bens ou a facilidade de corromper o Direito para aceder à actividade económica?
BUDA
10:42 a.m.
Buda,
Apoiado, isto está ao nivel de propaganda socialista...
4:07 p.m.
E mais, se a Espanha está tão mal como dizem os rankings que refere, como explicar o crescimento avassaladoramente superior ao nosso.
Seguramente é por falta de visão dos nossos gestores, porque de acordo com o que refere, as condições existem!
Ai caro pt, permita-me o desabafo: houvesse uma âncora que te colhesse pelo rego!
10:33 a.m.