Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

terça-feira, janeiro 16, 2007

Quais os melhores países para fazer negócio?

Nestes últimos dias tive de me preocupar com o ambiente económico de alguns países do Mediterrâneo e encontrei um excelente ranking do Banco Mundial sobre facilidade do exercício da actividade económica no mundo.

Portugal até não está mal colocado, num honroso 40º lugar, taco-a-taco com Espanha que ocupa a 39º posição. Até a Arábia Saudita (38º) e a Georgia (37º) (yep, a revolução laranja operou um milagre) estão à mão de semear.

Tendo em conta que a lista abrange 175 países, seria caso para cantar vitória.

Ou não. O problema é quando olhamos para os rankings referentes à facilidade em obter licenças ou contratar trabalhadores. Aí Portugal não dá hipóteses: 115º e 155º. A Espanha também não se pode rir muito. No tema dos trabalhadores a Espanha está ainda pior, em 161º lugar.

Portanto, da próxima vez que virem os sindicatos a lutar pela manutenção de postos de trabalho lembrem-se que Portugal, ao contrário do que pensam tais iluminárias, é um país onde é difícil *contratar* empregados, não despedi-los.

E na próxima mensagem de ano novo do Eng. Sousa, quando Sua Excelência nos explicar que é tão bom fazer negócio em Portugal, convirá ter presente que há 40 países no mundo melhores que nós nesse efeito.

3 badaradas:

Anonymous Anónimo said...

Haverá, caro PT, conceito mais vago do que "facilidade do exercício da actividade económica"?

Abrangerá o referido conceito a venda ilícita de bens ou a facilidade de corromper o Direito para aceder à actividade económica?

BUDA

10:42 a.m.

 
Anonymous Anónimo said...

Buda,

Apoiado, isto está ao nivel de propaganda socialista...

4:07 p.m.

 
Anonymous Anónimo said...

E mais, se a Espanha está tão mal como dizem os rankings que refere, como explicar o crescimento avassaladoramente superior ao nosso.

Seguramente é por falta de visão dos nossos gestores, porque de acordo com o que refere, as condições existem!
Ai caro pt, permita-me o desabafo: houvesse uma âncora que te colhesse pelo rego!

10:33 a.m.

 

Enviar um comentário

<< Home