Educação: Exames ou Auditorias?
Na sequência da notícia de hoje, onde Ministra da Educação revela uma necessidade imperiosa para colocar exames de aferição na quarta classe e no sexto ano, resolvi apenas lançar uma questão.
Qual a razão para a colocação dos ditos exames?
Esta pergunta, embora pareça redundante e irrelevante é talvez a questão mais importante no sentido de revelar o funcionamento psicológico dos nossos governantes em particular da nossa Ministra relativamente à educação.
Ora bem, de acordo com as suas declarações, parece que estes exames têm como objectivo avaliar o “sistema”.
Pois bem… as crianças fazem exames para avaliar o “sistema”. Faz lembrar os relatórios dos simpáticos homens da Liga de Clubes às arbitragens realizadas… no fundo também querem avaliar o “sistema”.
Se os exames não são para avaliar as crianças para que servem?
Os exames tem relevância para determinar aquilo que as crianças, sujeitas do ensino, sabem ou aprenderam durante um ano ou um conjunto de anos, fazendo a selecção daqueles que estão preparados para continuar e aqueles que não têm ainda condições para o fazer.
Ao mesmo tempo, avaliam bons e maus professores. Mas são a vida das crianças que estão em jogo.
A estas provas tem de ser atribuída uma determinada percentagem, que, em conjugação com as médias dadas nos primeiros quatro anos de ensino, deverão permitir a passagem do aluno.
Aliás, esta percentagem devia ser razoável e não aquilo que acontece hoje no 12º ano, onde o exame final vale 20% do restante, permitindo notas marteladas em colégios privados.
Se estas “provas de aferição”visam avaliar o “sistema educativo” então continuaremos a ter pessoas que ao fim de anos de ensino, nunca leram um livro, não sabem escrever etc, repercutindo-se estas falhas em todas as outras cadeiras relevantes.
P.S. É esta ideia igualitária de esquerda, onde os exames servem para avaliar os serviços e não as crianças, que temos as notas que temos no 10º 11º e 12º.
P.S. Sra. Ministra não confunda provas de aferição com auditorias aos serviços e avaliações aos professores.
