A longa marcha para a derrota! II
É engraçado ver como se manifestam algumas forças do casulo político português, que muito embora espelhando um debate igualmente estéril noutros países europeus, nos afligem por ser a pobreza de espírito nacional.
A esquerda caminha para a derrota, não em termos de sondagens ou de índices de popularidade, aí PS têm a comunicação social bem manietada, como poucos, alias a auto-censura que a própria comunicação social se impõe nos dias de hoje faz-nos sentir falta de outros tempos em que meia dúzia de "velhos coroneis" empunhando o infâme lápis azul realizavam a vistoria prévia aos jornais.
Do mal o menos como diria o outro os jornalistas tentavam sempre iludir o pouco afiado lapis azul, em detrimento de escreverem a mando ou sob o crivo de directores ou outros... Enfim liberdade de expressão sim, mas sob a batuta do chefe de redacção, uma vez que quem paga os salários é que sabe... Por isso como escreveu alguém num pasquim semanal, «o pais é o que a comunicação social quiser fazer dele», na muche!
Do lapis azul ao "cut, copy n'paste!" prefiro o lapis, porque? Porque sobre esses temos arquivos históricos acerca do que era visado e do que não era, fruto de diversas coisas, nomeadamente do chamado efeito burocrático de qualquer estrutura que quer, por defeito de carácter acumular o maior número de informações possíveis, realizar dossiers etc... Cut copy n'paste, é rápido, mais barato e eficaz, não deixando indícios nem rasto.
Pior ainda não deixa memória histórica e sem memória histórica não há vida!
Daqui a 10 anos quantas primeiras capas ficaram por publicar depois de passar no crivo de um rato qualquer? Só Deus saberá!
Bem hoje não escrevemos sobre a longa marcha para a derrota, fica para breve, também a marcha é longa e nós não vamos a lado nenhum por ora só a esquerda que não vai a parte alguma! Há muitos anos!
