Geração Morangos
De acordo com notícia hoje veiculada, parece que o número de reprovações no 9º ano aumentou 20% face ao ano anterior.
A ministra da Educação (aquela que tá na rua mais tarde ou mais cedo...) disse que estes resultados derivam de "insuficiente qualidade das aprendizagens".
Bravo Sra. ministra! Uma pessoa reprova porque não aprendeu os conceitos necessários. De facto... esta mulher é uma bomba!
Por outro lado a FENPROF (também conhecida por "Ex-PCP mas ainda um bocado comunas") atiraram umas explicações do tipo (i) as crianças não têm tempo para estudar, (ii) o curriculo é extenso, (iii) os exames são mal feitos, por serem nacionais logo feitos no Ministério e não nas escolas.
Bem julgadas as posições cumpre dar um lamiré:
POUCA VERGONHA!!!!!...
(I) tem a Ministra ao vir dizer que derivam de insuficiente qualidade... pois claro que é... E o que fazer perante isso? Nada?
Se calhar está na altura de correr com os professores das escolas onde se verifiquem o maior número de reprovações não?
Se calhar devia ser instituir uns exames na 4ª classe (Salazar a voltar!) para que este desastre seja detectado quando ainda há possibilidades de o tratar não?
(II) tem a FENPROF. Muitas disciplinas? Falta de tempo? Exames difíceis? O que há é tempo a mais para morangadas, floribellas e porcarias do género que discutem os problemas sociais distraindo a malta dos assuntos mais importantes. Muitas saídas à noite.
Todos nós tivemos essa idade. Mas está na altura de dizermos que o trabalho (ou estudo) tem de vir primeiro e não antes do lazer, sob pena de estarmos a criar um bando de ineptos que não soma 1+1 e não sabe raciocinar ou escrever sem erros uma frase.
E os professores? Não terão de assumir a responsabilidade deste desaire? Não será deles uma parte da responsabilidade?
Se calhar eles não participam no processo educativo... aí está mais uma razão para estas notas...
P.S. Lembro-me sempre das equipas de futebol. Os que jogam tem culpa, mas os que os escalam e escolhem os jogadores também as têm. E são sempre os primeiros a assumir. Para quando um sindicato comuna no futebol? As responsabilidades passavam para o tratador da relva.
