Espaço de crítica tendencialmente destrutiva

segunda-feira, setembro 01, 2008

Fall Weiss!


(Legenda: o Couraçado Schleveg-Holstein abre fogo sobre as posições polacas no porto de Danzig).


Hoje cumprem-se 69 anos sobre o início da II Guerra Mundial. O conflito que começou com a declaração de guerra entre a Alemanha e a Eslováqui (aposto que esta o bom leitor não sabia) à Polónia, rapidamente escalou com a declaração a esta por parte da França e Inglaterra, executando assim a famosa "garantia polaca".


Passados 17 dias a URSS ao abrigo do famigerado pacto Ribbentrop-Molotov invade a fronteira oriental da Polónia, fazendo colapsar toda e qualquer resistência polaca e dividindo a efémera II República entre as potencias da área. Num acto com efeitos históricos pertencentes à conjectura histórica a o Reino Unido e a França abstem-se de declarar guerra à URSS maugrado os tratados de amizade e cooperação militar firmados com os polacos. O conflito continuaria a sua escalada, em menos de 1 ano cairiam para a Alemanha a Noruega, Dinamarca, Franca, Holanda, Bélgica e França. Em Julho de 1940 o Reich alemão começava em Brest e terminanva em Brest Litovsk. Durante igual período a Roménia e a Hungria quase entram em guerra, a Besserábia é reclamada sob ameaça de guerra pela URSS, que decide, em mais um exemplo de solidariedade socialista anexar e purgar a Estónia, Letónia e Lituânia.


No final do ano de 1939 a URSS invade a Finlândia, obrigando esta a uma guerra de inverno defensiva de uma brutalidade inaudita, na qual a Finlândia de Mannerheim resistiu estoicamente às hordas vermelhas, conseguindo, embora a custo de concessões territoriais firmar um armstício em termos favoráveis considerando que a vitória soviética implicaria o fim da Finlândia enquanto nação livre, soberana e democrática. Considerando que 22 anos antes a Finlândia era parte integrante da Rússia é sintomática a insanidade que percorreu a Europa entre 1917 e 1945.


Os drivers que levam ao conflito vários e dos quais destacamos dois:


  • sucessivas partições de fronteiras na Europa não satisfatórias, quer por tratados (Triannon, Versalhes) quer pela guerra, no caso da singular fundação pelas armas da Polónia de Pilsudski

  • conflito ideológico e a velha questão dos dois colossos da Europa Ocidental e Oriental que foram "mal arrumados" nas lógicas pós I Guerra Mundial; a Alemanha e a URSS

Pergunta o bom leitor porque este post alem de marcar a efeméride porque o caminho para a confrontação começou não em 1939 mas pelo menos em 1919 ou mesmo em 1917. Ás vezes a história têm de ser pensada com muita atenção.


Ficam contudo duas notas; (i)não foi a 1 de Setembro de 1939 que a Europa começou o seu caminho para a loucura foi muito antes; (ii) muitos problemas da Europa de hoje resultam de partições e tratados sucessivamente problemáticas, no entanto se calhar é mesmo assim que o mundo caminha...


Sem embargo fica a faltar uma explicação sobre o título, Fall Weiss em alemão ou em inglês Case White era o nome de código dado pelo Alto Comando das Forças Armadas Alemãs (Obber Kommando der Heer, ou simplesmente OKH) à operação militar de conquista da Polónia... Por vezes a história é arrepiante!

Etiquetas: